sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Como ocorreu?

O movimento migratório intensificou o processo de urbanização em vários países da América Latina, deveu-se ainda a alguns fatores:
-o desenvolvimento da atividade industrial, a exemplo do ocorrido em países como Brasil, México e Argentina, que gerou muitos postos de trabalhos nas fábricas, no comércio e no setor de serviços, atraindo numerosa mão-de-obra para as cidades.
-A modernização do campo, que eliminou milhares de postos de trabalho rural.

O que é metropolização?

Metropolização é o processo em que as cidades de uma região metropolitana (ou apenas uma cidade fora de região metropolitana) estão em via de se tornarem uma metrópole, ou seja, prestes a abrigar mais de um milhão de habitantes em uma região ou apenas em uma cidade. No Brasil, é um fenômeno recorrente, pois se até 1960 o país tinha apenas duas cidades com mais de um milhão de habitantes, este número hoje é bem superior. Este processo, cumpre ressaltar, costuma, ao menos no que se refere ao Brasil, vir acompanhado de um sem número de problemas sócios originados quer da precariedade das condições dos migrantes que chegam na área em processo de urbanização, quer da oferta reduzida de infra-estrutura por parte das comunidades urbanas que estão indo metropolizadas. Ressalta-se também que o processo de metropolização pode ocorrer sem que haja necessariamente a formação de uma metrópole. Isto ocorre em áreas metropolitanas em que, mais do que a influência de uma metrópole sobre áreas adjacentes, se percebe isto sim, um reagindo das governaças locais em prol de maior cooperação, como é o caso das áreas metropolizadas de Santa Catarina, Portugal e da Espanha. Assim, criam-se áreas metropolitanas como as do Minho, A Coruña e Joinville, que são áreas metropolitanas sem metrópole. Neste caso, em função mesmo do planejamento prévio, as conseqüências sociais costumam ser mais positiva.

Por que a urbanização da América Latina é excludente?

Podemos afirmar que a urbanização na América Latina foi excludente, ou seja, na medida em que uma grande parcela na população não teve acesso à moradia adequada e nem mesmo aos serviços urbanos mais essenciais, como saneamento básico, segurança e coleta de lixo, formou-se uma nítida segregação socioespacial no meio urbano. Desse modo, apresentam-se, de um lado, as áreas dotadas de ampla infra-estrutura e melhores serviços e os bairros mais carentes. Os exemplos que podemos citar são os barracos de favela, no Haiti e os camelôs vendendo objetos usados, em Santiago, no Chile.

As quatro maiores cidades

A primeira maior cidade do mundo é Mumbai – Índia, sua área em Km² é de 437. 77, sua população estimada é de 12.883.645, e sua densidade da população em Km² é de 29.430. A segunda é Tóquio – Japão, sua área em Km² é de 2.187, sua população estimada é de 12.527.115 e sua densidade da população em Km² é de 5.651. A terceira é São Paulo – Brasil, sua área em Km² é de 1.522, sua população estimada é de 11.016.703 e sua densidade da população em km² é de 7.175. E a quarta cidade é Moscou – Rússia, sua área em km² é de 1.081, sua população estimada é de 10.425.000 e sua densidade da população em km² é de 9.634.Outras maiores cidades do mundo estão na América Latina, como o México, São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.

Curiosidades

Um aspecto importante da urbanização nos países latino-americanos diz respeito ao processo da metropolização. Isso ocorre no que as correntes migratórias deslocam-se principalmente em direção aos maiores centros urbanos, onde existe uma oferta relativamente maior de postos de trabalho.

4 comentários:

As multinacionais na economia latino americano disse...

O seu blogger ficou muito bom,ficou muito bem elaborado e muito bem organizado...
Ficou ótimo continuem assim...

nha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Sant' Anna disse...

Ameei!! Haha, esqueci meu livro na escola e a matéria eh essa, tenho certeza que vou me dar bem com essas informações super bacanas! acessem: www.coisasdaanasantanna.blogspot.com
bjs

Rokeriinha... disse...

Muito bom mesmo, voces estao de parabéns, muito sucesso pra voces!!!